top of page
Destaque
Projetos da Comunidade Guarani no Espírito Santo

FLORESTAÇÃO

Agrofloresta como alternativa para restauração ambiental e sustentabilidade para comunidade Guarani

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Florestação, desenvolvido pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó, foi aprovado pelo GATI (Gestão Territoria e Ambiental Indígena) em edital, aberto em 2015, para apoiar propostas que promovam ações de conservação da biodiversidade, bem como melhoria na qualidade de vida dos povos indígenas.

 

A agrofloresta é um tipo de restauração vegetal que alia o reflorestamento com a produção de alimentos e beneficia também o processo de restauração de nascentes. É uma prática agroecológia inspirada nas práticas agrícolas dos povos tradicionais de diversas partes do mundo, por isso, bastante adequada ao modo de vida Guarani.

 

A Aldeia Nova Esperança está sendo implantada em local onde existiu um grande cultivo de eucalipto, conta com alguns remanescentes florestais mas possui uma grande área descoberta que precisa ser recuperada para viabilizar a restauração de nascentes,  o retorno da biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental do Povo Guarani. 

OProjeto florestação foi aprovado no edital de Pequenos Projetos do GATI, uma realização conjunta entre o Movimento Indígena Brasileiro, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Meio Ambiente (MMA), The Nature Conservancy (TNC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF-Global Environment Facility).

Tags
bottom of page